quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Grito Rock 2014

Em 2014, o Grito Rock chega a 400 cidades em 40 países


Na 12ª edição o festival conecta o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte


Do Zimbabwe à Juvenília. O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. O festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Milho Verde em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Madri, na Espanha.

Produzido de forma colaborativa desde 2007, foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá - capital do Mato Grosso no centro oeste brasileiro - e em 2014 acontecerá no período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, cria também conexões em âmbito global.

Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe diversas possibilidades de integração com outras linguagens artísticas através da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a formação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.

As infinitas possibilidades rotas e circuitos formados entre os eventos fomenta também a circulação de produtores culturais, midialivristas, artistas e formadores de opinião. Nesses 12 anos de realização do festival, milhares de bandas já circularam e no último ano 1500 shows já foram realizados. Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas. As oportunidades, tanto para os shows como para as rotas, serão abertas pelo Toque no Brasil (www.tnb.art.br), portal de música que promove conexão entre produtores e artistas.

O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo em 2003 e, com a criação do Fora do Eixo em 2005, e ampliou de forma conceitual e geográfica. A cada edição ganha ainda mais repercussão e espaço nas cidades onde acontece, como em São Carlos (SP), onde o evento foi inserido no calendário oficial da cidade, e em diversas outras onde já construiu histórico e público. Através do festival, produtores de todo Brasil e mundo desenvolvem ações de fomento à música e criam possibilidades para implementação de um sistema de trocas de serviços, tecnologias e experiências.

As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países de todos os continentes, tendo edições em toda a América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.

Para colaborar, interagir e saber mais sobre o Grito Rock, acesse Grito Rock, acompanhe a página do Facebook e/ou entre em contato com contato@toquenobrasil.com.br

CONTATOS:


Para mais informações entre em contato pelo e-mail gritorock@foradoeixo.org.br ou direto com o responsável pela comunicação de cada regional:

:: SÃO PAULO
Contato: Letícia Pocaia | (11) 99787 9765
leticia@foradoeixo.org

:: MINAS
Contato: Raissa Galvão | (31) 9172 4584
raissa@foradoeixo.org.br

:: SUL
Contato: Ana Pessoa | (53) 8111 0513
anapepsi@gmail.com

:: NORTE
Contato: Chritian Braga | (91) 9100 3466
casafdeamazonia@foradoeixo.org.br

:: NORDESTE
Contato: Vanessa Cabral | 11 96552 7393
vanessacabral@foradoeixo.org.br

:: CENTRO OESTE
Contato: Fernanda Quevedo | (61) 9578 9684
quevedo@foradoeixo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...